7 de dez. de 2011

Programação Cultural de Dezembro na Livraria Cultura

Apresentação de Dança Flamenca - Lançamento do livro "Baile Flamenco - Identidade Gaúcha"
Música
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Sábado, 10 de dezembro às 19h
Loja: Bourbon Shopping São Paulo - R. Turiassu, 2100 - Perdizes
Músicos:
Local: Auditório
Capacidade: 125 lugares
Sobre o livro
A obra tem como propósito buscar as raízes do flamenco, como sua técnica se desenvolveu ao longo da história e sua presença na cena cultural.


Jazz ao meio dia
Música
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Terça-feira, 13 de dezembro às 12h 30
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Músicos: Tito Martino Jazz Band
Local: Teatro Eva Herz
Capacidade: 166 lugares
Atualmente, perdeu-se muito a conexão cultural do jazz, e muitos o veem apenas como entretenimento. Na verdade, tanto sua interpretação pelo jazzista quanto a apreciação pelo ouvinte tem alcance muito maior que o imaginado, pois o jazz pode ser um alimento para a alma, e esta é a razão das apresentações no horário de almoço. Além de entretenimento, o jazz tradicional é também um tesouro cultural, pleno de história, anedotas, sensualidade, espiritualidade, emoção etc. É isso que o Tito Martino Jazz Band (TMJB), já na sua quarta temporada, divide com o seu público nessas apresentações, que acontecem sempre às terças-feiras, às 12h30. No palco do Teatro Eva Herz, reformado e aprimorado, o (TMJB) traz os seguintes componentes: Carlos Lima (trompete e corneta); Ari Giorgi (piano); Ciddy Junior (banjo e jazz-guitar); Zeca de Araujo (contrabaixo); Billy Ponzio (bateria e washboard); Tito Martino (clarinete e saxofones); e, eventualmente, jazzistas convidados.


Fernando Henrique Cardoso – 80 Anos
Autógrafo
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Quarta-feira, 14 de dezembro às 19h
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Autor: Hubert Alquéres (Organizador)
Editora: Editora Jatobá
Local: 1º Andar



HQ VEGANA
Autógrafo
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Segunda-feira, 12 de dezembro às 19h
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Editora: Instituto Nina Rosa
Local: Loja de artes
Luka é uma garota que aprendeu, com sua tia Vera, o valor e respeito por cada ser vivo. Ela sensibiliza a família e a escola com suas informações sobre a exploração animal. Junto ao pai, que é mais resistente a novas ideias, tem maior dificuldade em promover mudanças de hábitos. Mas, ao longo da série, conseguirá, por meio do seu exemplo, fazer com que ele e outras pessoas repensem seus valores e práticas do dia a dia.



Só os patetas jantam mal na Disney
Autógrafo
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Quinta-feira, 8 de dezembro às 18h 30
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Autor: Washington Olivetto
Editora: Panda Books
Local: Térreo

Nesta quinta-feira, a Livraria Cultura recebe Washington Olivetto para uma sessão de autógrafos. O livro contém pequenas histórias vividas pelo autor, de julho de 2009 a julho de 2011, em restaurantes de vários lugares do mundo. Os restaurantes são todos reconhecidos como ótimos, mas saborosas mesmo são as histórias. Bom apetite.



Muito além do nosso eu
Autógrafo
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Quinta-feira, 8 de dezembro às 18h 30
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Autor: Miguel Nicolelis
Editora: Cia das Letras
Local: 1º Andar

Nesta quinta-feira, a Livraria Cultura recebe Miguel Nicolelis para uma palestra seguida de sessão de autógrafos. Segundo o autor, um mundo no qual as pessoas usam computador, dirigem seus carros e se comunicam entre si através do pensamento pode se tornar realidade. Ele acredita que a humanidade está prestes a cruzar mais uma fronteira do conhecimento em direção à compreensão do poder do cérebro, um conhecimento que poderá ser aplicado com grande proveito nas áreas de saúde e tecnologia. Em Muito Além do Nosso Eu, Miguel Nicolelis procura revelar suas ideias sobre essa tecnologia. Ele explica como o cérebro cria o pensamento e a noção que o ser humano tem de si mesmo (o seu self) e como isso pode ser incrementado com o auxílio de máquinas. A obra procura descrever os passos que a ciência vem dando para a criação das interfaces cérebro-máquina. Nicolelis mostra como a tecnologia será capaz de transformar a sociedade humana e moldar uma 'indústria do cérebro'. Essas interfaces, também chamadas ICMs, poderão um dia devolver a mobilidade a pacientes com paralisia grave. As descobertas de Nicolelis e sua equipe oferecem também um caminho para a cura de distúrbios neurológicos como a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer, sem contar as perspectivas de comunicação tátil a longa distância e de exploração do fundo do mar e do espaço.


Manu Gavassi
Autógrafo
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Sexta-feira, 9 de dezembro às 15h
Loja: Shopping Market Place - Av. Dr. Chucri Zaidan, 902 - Vila Cordeiro
Intérprete: Manu Gavassi
Gravadora: Universal
Local: Mezanino



Exposição de Patchwork e Quilting Contemporâneos
Exposição
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: De 5 a 25 de dezembro de 2011
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Local: Espaço de Exposições

'Panos, fios e linhas', uma exposição das mais recentes criações em Patchwork e Quilting Contemporâneos dos artistas: Annamaria C. Satiro, Benigna Rodrigues da Silva, Edith Puglia Sanchez, Edna J. M. Brito, Maria Rodrigues da Silva, Maricéa R. Almeida, Nilda Castro Lourenço, Rita Rocco e Wagner Vivan.



O estômago possuído
Autógrafo
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Terça-feira, 13 de dezembro às 19h
Loja: Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
Autor: Alfredo Halpern e Adriano Segal
Editora: Record
Local: Térreo

Para demonstrar como o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) pode destruir o cotidiano de uma pessoa, os doutores Alfredo Halpern e Adriano Segal deram vida a Simone, uma jovem geniosa que sofre com crises de descontrole alimentar - o seu estômago está possuído. O drama que a personagem vive retrata a dificuldade enfrentada no dia a dia pelas pessoas que sofrem de desconfiança dos familiares, sobrepeso, desequilíbrio emocional, falta de confiança, entre outros. Para mudar de vida, Simone tem de ser disciplinada a fim de vencer a batalha pessoal e exorcizar de uma vez por todas esse inimigo íntimo. O livro conta com uma análise clínica do caso, em que são descritas orientações e esclarecimentos sobre o TCAP, com a finalidade de sempre se conseguir o diagnóstico correto.



Lançamento da coleção "Diálogos de Platão"
Palestra
Cidade: São Paulo/SP
Data e Hora: Terça-feira, 13 de dezembro às 19h
Loja: Shopping Villa-Lobos - Av. Nações Unidas, 4777 - Jardim Universidade Pinheiros
Titulo: "A crítica de Platão à poesia está valendo?"
Palestrante: Prof. Dr. José Antonio Alves Torrano
Autor(es):
Editora: Editora da Universidade Federal do Pará
Local: Auditório Eva Herz
Capacidade: 129 lugares

A Editora da Universidade Federal do Pará lança, em nova edição bilíngue e revista, a coleção Diálogos de Platão, na Livraria Cultura, shopping VillaLobos, no dia 13 de dezembro, a partir das 19 h. Serão lançados inicialmente os três primeiros volumes da coleção, O Banquete, Fédon e Fedro. A tradução para o português é de Carlos Alberto Nunes (1897-1990) e vem acompanhada do texto grego fixado por John Burnet. O lançamento da coleção será acompanhado da palestra 'A crítica de Platão à poesia está valendo?', ministrada pelo Prof. Dr. José Antonio Alves Torrano, titular de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: