21 de dez. de 2011

'De Marvada a Bendita': livro conta a história e curiosidades da cachaça brasileira

Por muitos anos, a cachaça foi vista como uma bebida popular e de baixa qualidade. No entanto, produtores especializados, aos poucos, estão colocando-a em outro patamar e ela vem ganhando o devido reconhecimento no Brasil e no exterior.

Pensando nisso, o escritor Renato Figueiredo acaba de lançar o livro 'De Marvada a Bendita – A história, Gastronomia e as Curiosidades da Cachaça, a Mais Brasileira das Bebidas' (Matrix Editora).

A obra aborda temas como a diferença entre a cachaça artesanal e a aguardente que se compra no supermercado; o envelhecimento nos mais diversos tipos de madeira e o que eles agregam à bebida; novas e suaves formas de apreciar a cachaça e, ainda, dicas para combinar a cachaça com pratos, petiscos, frutas e especiarias.

O setor produz mais de 1,5 bilhão de litros por ano e a cachaça já é a terceira bebida destilada mais consumida do mundo. “A cachaça é um produto para ser apreciado, no mesmo nível das melhores bebidas do mundo”, afirma o autor.

Além de mostrar os principais aspectos da bebida, o objetivo da obra é quebrar preconceitos e mostrar o universo de sensações que a cachaça tem a oferecer.
 
Serviço
Título: "De Marvada a Bendita – A história, Gastronomia e as Curiosidades da Cachaça, a Mais
Brasileira das Bebidas"
Autor: Renato Figueiredo
Matrix Editora
105 páginas
R$ 24,00

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: