15 de dez. de 2011

Panetone Irmã Dulce completa 15 anos

Até o final de dezembro, a padaria do Centro Educacional Santo Antonio (CESA) – núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) -  voltado à educação integral de crianças e adolescentes pertencentes a famílias de baixa renda – estará tomada por uma equipe em ritmo frenético, empregando as mãos e o coração na produção dos panetones Irmã Dulce. A delícia natalina que ajuda a sustentar o projeto educacional da OSID completa 15 anos em 2011 e traz, em sua embalagem, o selo da Beatificação.

A meta é produzir e comercializar, através das redes supermercadistas e das encomendas corporativas, um total de 475 mil panetones. Para dar conta desse grande esforço de mobilização, que começou no dia 03 de outubro, a unidade incorporou 30 profissionais à linha de produção, 10 promotoras de vendas e mais uma atendente comercial. Tudo para fazer com que os panetones Irmã Dulce mantenham a boa aceitação de sempre e ajudem a adoçar as festas de milhares de famílias baianas e brasileiras.

O primeiro Programa Panetone foi realizado em 1996, ano em que se lançou a marca Dulce Natura. Com a construção do novo Centro de Panificação em 2001, o programa atingiu a marca de 144 mil unidades. Em 2006, novos equipamentos favoreceram outro aumento da capacidade e o lançamento de mais produtos. A cada campanha, a venda cresceu de forma gradativa, ultrapassando as 400 mil unidades em 2009 e em 2010.

Sustentabilidade 

Como núcleo pertencente a uma organização não-governamental filantrópica, o CESA precisa recorrer a apoios externos, doações, convênios e parcerias, para garantir a perpetuação desse legado de Irmã Dulce. A ajuda da comunidade é fundamental no esforço de proporcionar uma vida melhor a 700 crianças e jovens das periferias do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Parte desse apoio vem através da aquisição dos pães Dulce Natura e panetones Irmã Dulce. A Unidade de Panificação atua, ainda, na formação de novos técnicos, oferecendo capacitação profissional para jovens e adolescentes e absorvendo parte dos aprendizes egressos de seus cursos de profissionalização.

O Centro Educacional Santo Antônio (CESA) é um dos 17 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce. Nasceu em 1964 como um orfanato em que Irmã Dulce abrigava meninos sem referência familiar. Em 1994, tornou-se uma escola em tempo integral, com foco na qualidade do ensino básico. Hoje, atende a cerca de 700 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda oferecendo ensino fundamental (1ª a 8ª série) e profissionalizante e acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

No CESA, o esforço é pela inclusão de crianças e jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade, uma inclusão baseada em oportunidades reais de crescimento intelectual e, também, de aprendizado profissional. A filosofia do atendimento integral direciona o trabalho para ações de fomento à cidadania, geração de emprego e renda e promoção à saúde. A prática pedagógica tem o suporte da articulação com outros núcleos da OSID e entidades afins - ONGs e órgãos governamentais que desenvolvem políticas de proteção à criança e ao adolescente - que atendem a diferentes demandas dos alunos e de suas famílias.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: