9 de dez. de 2011

Começa curto ciclo de cinema sobre realidade árabe

Parceria entre a Casa Árabe de Espanha, o Instituto Cervantes de São Paulo e o Instituto da Cultura Árabe, o curto ciclo de cinema árabe exibe documentários que mostram a influência do espaço na formação do indivíduo. Sob curadoria do diretor de cinema documental da Casa Árabe de Espanha, Basel Ramsis, são apresentados 4 filmes media metragem e 3 curtas, com legendas em espanhol, para os amantes e estudiosos da língua espanhola e que faz conexão com a língua portuguesa.

Dentre os filmes está o mais recente de um dos atores e diretores mais importantes do mundo árabe hoje, Mohamad Bakri. No filme “Zahra”, o diretor segue o mesmo caminho do personagem que o consagrou como ator há 30 anos, quando protagonizou o filme “Hanna K”, do renomado diretor Costa Gavras. Por meio de “Zahra”, o ator mostra a fidelidade e proximidade com o espaço, que não é abandonado, mesmo passando por muitas dificuldades.
Já no filme “Meu Coração Bate por Ela”, o diretor Mohamed Soueid coloca vários lugares como Beirute, Hanoi, Sul do Líbano como se fossem um único lugar e mostra como a imagem de um determinado lugar pode mudar de acordo com o sofrimento de seus habitantes, tudo isso sempre de forma bem-humorada.

Ao final do ciclo especial serão mostrados 3 curtas da diretora Ateyyat el Abnoudy. Trata-se de uma das diretoras mais veteranas do mundo árabe e que pertence à uma geração de diretores que começou a realizar filmes depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Ateyyat também foi uma dentre os poucos diretores que não abandoram o cinema documental para fazer ficção como aconteceu com a maioria dos diretores egipcios de sua época, sendo uma das mais importantes diretoras do mundo árabe. Neste ciclo são apresentados 3 dos mais importantes documentários feitos por ela. 

Serviço
De 9 a 14 de Dezembro
Abertura 9 de Dezembro: Receptivo e abertura 19h30, seguido do filme Zahra 20h.
Realização: Casa Árabe de Espanha, Instituto Cervantes e Instituto da Cultura Árabe

Programação

9 de dezembro (19h30)
ZAHRA
(Muhammad Bakry, Palestina 2009, 63 min, legendas em espanhol)
Conta a história de Zahra, que é tia do diretor, em um vilarejo na Galiléia. Sua história se confunde com a história do próprio local e espaço, durante e após a Guerra de 1948 na Palestina.

10 de dezembro (13 horas)
RECICLAR
(Mahmoud Al Massad, Jordania/Alemania/Holanda/EEUU 2007, 80 min., legendas em português) 
A partir do retrato do protagonista, primo do conhecido al Zarqawi, o documentário nos oferece uma narrativa sobre a vida de pessoas simples em um vilarejo muito pobre da Jordânia.

12 de dezembro (19h30)
MEU CORAÇÃO SÓ LATIU POR ELA
(Mohamed Soueid, Líbano 2008, 87 min., legendas em espanhol)
Em 1970 muitos libaneses estavam atentos aos acontecimentos no Vietnã. Por outro lado, as novas gerações estão de olho em Dubai e outros continuam sonhando com Hanói. O documentário é um mosaico destes lugares que perpassam a vida e a história de Hatem Hatem.

13 de dezembro (19h30)
VIZINHOS
(Tahani Rached, Egipto, 2009, 105 min., legendas em espanhol)
Garden City é um bairro pequeno, porém rico, do Cairo e que se converteu no centro político do Egito deste o final do século XIX. O filme passea por todos os palácios e lugares abastados da cidade para em seguida mostrar a enorme pobreza e deterioração que se passou em algumas décadas.

14 de dezembro (19h30)
Curtas em  homenagem a Ateyyat El Abnoudy, umas das mais relevantes diretoras árabes do cinema documental :
UM CAVALO DE BARRO
(Ateyyat El Abnoudy, Egipto 1971, 12 min., v.o. espanhol)
Mostra o sofrimento de trabalhadores egípcios de pequenas fabricas de ladrilhos, que usam métodos sofridos e trabalham duro para sobreviver.

SANDUICHE
(Ateyyat El Abnoudy, Egipto 1975, 13 min., v.o. espanhol)
Mostra um vilarejo do Egito por onde passam os trens de turistas que se dirigem ao sul do país, mas que nunca param.

SONHOS POSSÍVEIS
(El Abnoudy, Egipto/Alemania 1982, 30 min., v.o. espanhol)
Conta a história de uma jovem camponesa egípcia, seus sonhos e ilusões. Ela se casa e viaja, porém anos mais tarde volta ao seu vilarejo após a Guerra de 1973.

Mais informações:
Instituto da Cultura Árabe - Rua  Três de Maio, 70 - Vila Clementino (metrô Santa Cruz) - São Paulo, SP - Brasil
Tel: + (55) (11) 5084 5131 - Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h

Nenhum comentário: