13 de mar. de 2012

Dicas para evitar riscos em serviços de banco online



Nas últimas semanas foram noticiados diversos ataques virtuais realizados pelo grupo de ciberativistas Anonymous, voltados especificamente a bancos brasileiros. Apesar de os ataques não terem sido direcionados aos usuários, o problema reacendeu a preocupação das pessoas em relação aos riscos a que estão expostas quando realizam transações no internet banking.

De acordo com pesquisadores a preocupação quanto à insegurança do internet banking não é infundada. Só no último ano, o laboratório da Eset na América Latina identificou mais de 16 ataques específicos a usuários de serviços bancários online no Brasil, boa parte deles voltados a roubar senhas e informações pessoais dos clientes.

“Assim como qualquer outra transação financeira, o uso do internet banking requer cuidados por parte dos usuários. Mas se as pessoas tomarem as medidas necessárias, dificilmente, elas serão vítimas de cibercriminosos”, destaca o diretor-geral da Eset Brasil, Camillo Di Jorge.


Confira abaixo dicas para evitar ataques de cibercriminosos na sua máquina:

- Mantenha atualizado o antivírus do computador ou dispositivo móvel utilizado.

- Realize todas as atualizações do sistema operacional e do navegador de internet instalado na máquina usada para acessar o internet banking.

- Caso seu banco forneça um aplicativo de segurança no internet banking, instale-o sempre.

- Só acesse páginas confiáveis. Antes de realizar qualquer transação na internet, verifique se o site possui mecanismos de criptografia, por meio do uso do protocolo HTTPS (localizado no início da URL).

- Não clique em links de e-mails que supostamente sejam enviados pela instituição bancária, pois as mensagens podem ser falsas e conter phishing (forma de fraude eletrônica).

- Utilize senhas consideradas fortes. Segundo pesquisa da Eset, metade das top 10 senhas mais utilizadas são apenas numéricas ou apenas letras (dessas, quatro estavam relacionadas à religião ou à família). Isso é um ponto negativo, pois facilita serem violadas.

- Lembre-se: uma senha forte deve ser uma combinação de número, letras e caracteres especiais. Por exemplo: Contraz3na#.


Divulgação

Nenhum comentário: