14 de mar. de 2012

Audiolivros trazem poesia e romance falados


Dois lançamentos da Editora Nossa Cultura prometem agradar em cheio a quem gosta de literatura e de teatro, com a praticidade do formato de audiolivro: “Antonio Abujamra lê Fernando Pessoa”, com versos do grande poeta na voz do ator Antônio Abujamra, e “Doce Tortura”, de Domingos Pellegrini, que traz o insólito encontro entre um poeta e uma inquisidora, interpretados pelo próprio autor e sua mulher na vida real, Dalva Vidotte Pellegrini. Os dois títulos fazem parte da coleção de poesia Rádio Caos, que celebra a poesia falada.
“Antonio Abujamra lê Fernando Pessoa” traz 35 poemas do célebre poeta português, incluindo versos de seus três principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, na voz do aclamado ator e diretor Antonio Abujamra, reconhecido pela obra cheia de irreverência, ousadia e inventividade.

Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa e da literatura universal, dispensa apresentações. Sua obra é considerada um legado da língua portuguesa ao mundo e continua a encantar novos admiradores mesmo 75 anos depois de sua morte. Antônio Abujamra, por sua vez, é uma referência na arte brasileira. Ator e diretor de teatro, cinema e TV, é um artista provocador e com um talento que não cabe em uma só forma de expressão, transcendendo fórmulas e formatos.

O audiolivro também traz poesia em dobro, pois os consumidores do produto físico (não da versão para download) recebem instruções sobre como baixar uma outra obra inteira de Pessoa narrada por Abujamra, o “Ode Marítima”.

A outra novidade é “Doce Tortura”, audiolivro do escritor e poeta vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria Poesia, Domingos Pellegrini. O autor interpreta um poeta e sua mulher uma rígida inquisidora, emprestando seu sotaque pé-vermelho, característico do interior do Paraná, à ameaçante torturadora.

Temas como a vida, Deus, a natureza e a própria poesia vêm à tona nas frases do poeta conforme ele se digladia ternamente com a inquisidora, abalando suas convicções com a humildade, sabedoria e beleza de suas palavras. A relação fictícia e real do casal se confundem, assim como opressão e sensibilidade, confronto e sedução.

Reconhecido como contista e romancista, Pellegrini também é escritor premiado de poesia e teatro - além do Prêmio Jabuti 2006, com Gaiola Aberta, recebeu o Prêmio Literatura para Todos do Ministério da Educação, no mesmo ano. Sua experiência também como ator garante a alternância de emoção e graça em Doce Tortura. O audiolivro “Doce Tortura” vem no formato de CD de áudio e pode ser ouvido em qualquer lugar.

Os audiolivros da Editora Nossa Cultura podem ser encontrados em livrarias de todo país e na loja online, onde estão à venda com esconto de 30%.



Divulgação

Nenhum comentário: