22 de nov. de 2011

Começa hoje o VI Festival de Cinema Fantástico

Cena do curta 'Famaliá', de Ivan Cassone e Ricardo Imakawa 

Em sua sexta edição, o evento Cinefantasy - Festival de Cinema Fantástico tem mostra competitiva e paralela que acontecem no Centro Cultural de São Paulo, Cine Sesc e Biblioteca Viriato Corrêa, entre os dias 22/11 a 4/12.
Sob curadoria de Eduardo Santana e Vivi Amaral, o Cinefantasy é o principal evento brasileiro dedicado ao cinema de gênero fantástico (Ficção Científica, Horror e Fantasia) realizando em 2011 sua 6ª edição com mais de 140 filmes do melhor do cinema de gênero do Brasil e do mundo.

Taxa: R$1,00 - retirada de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), somente na semana de exibição de cada filme

Programação dia 22/11, no Centro Cultural de São Paulo:

16h Curtas - Um Novo Brasil 1

Obsoleto
(Animação, ficção científica - Rio de Janeiro, 2011, 6min, MiniDV).
direção: Heitor Mendonça, Leandro Henriques e Victor Mendonça.
Em uma cidade do futuro, encontramos OP-068, um simpático robô que perdeu um de seus braços e passa os dias sentado na calçada, pedindo esmola. Ele tenta voltar à ativa e ter uma existência digna novamente, a fim de não se tornar obsoleto.

A fome
(Horror - Recife, 2011, 5min, HD cam).
direção: Luciano Monteiro. - elenco: Victor Laet e Bruno Reis.
Madrugada. Um vampiro ronda a cidade. Tudo pode acontecer...

Turno da noite
(Horror - Recife, 2011, 10min, HD cam).
direção: Henrique Spencer. - elenco: Bruno Azevedo, Eduarda Ferreira, Gustavo Arruda, Flávia da Rosa Borges, Raul Cintra, Camilla Figueiredo, Luiz Eduardo.
Uma brincadeira não tão inocente pode ter sérias consequências!

Eu & a loira
(Fantasia - Recife, 2011, 13min, HD cam).
direção: Lucas Calmon - elenco: Hélder Agostini, Daniela Guaraná, Daniel Archangelo, Felipe Haiut, Bernardo Schlegele Gueko Hiller.
Vicente nunca acreditou na história da lendária e mortal Loira do Banheiro. Por isso, ele jamais poderia imaginar que seus caminhos estavam traçados. Ainda mais, dessa forma.

Famaliá
(Fantasia - São Paulo, 2010, 16min, HD cam).
direção: Ivan Cassone e Ricardo Imakawa - elenco: Juliana Pina, Cibele Troyano, Leandro Destácio, Armando Cruz, Rick dos Anjos e Ednei Lino
Famaliá conta a história de Joca, um malandro desempregado. Seu pai o abandonou quando ele ainda era pequeno, deixando de herança apenas uma garrafa com um diabinho dentro. Ao procurar emprego, Joca será surpreendido por uma série de mistérios que envolvem a garrafa.

Duas vidas para Antonio Espinosa
(Fantasia - São Paulo, 2011, 16min, 35 mm).
direção: Caio D'Andrea e Rodrigo Fonseca - elenco: Guilherme Lopes, Angelo Coimbra, Gessy Fonseca, Luiz Fernando Resende, Índio Lopes, Caio Merseguel, Lucas Dantas, Tony Budnikas.
Alberto Espinosa, seu irmão mais novo, Antonio, e seus amigos decidem aterrorizar uma família indígena que está acampada em sua antiga propriedade. O reflexo dessa noite é o aparecimento de uma figura misteriosa, que busca implacavelmente um acerto de contas.

18h Sessão Fantasia Sombria 1

Western movie
(Fantasia - Coreia do Sul, 2010, 9min, 35 mm).
direção: Lee Hyung-Suk - elenco: Ko Kwan-Jae.
Um xerife atravessa, a cavalo, um campo desolado e entra em uma vila devastada por nativos americanos. Dentro da cidade, olhos nele se fixam.

Ven esta noche
(Horror - Espanha, 2010, 14min, 35 mm).
direção: Ximo Azagra- elenco: Ángel Figols, Arlette Biot.
Hector está dormindo. Ele acorda com o som de vidro quebrando - o espelho ao pé de sua cama. Ele acende a luz e vê o espelho intacto. Nas noites seguintes, Hector tentará desesperadamente escapar do terror que o persegue.

La gran carrera
(Fantasia - Espanha, 2010, 7min', Beta SP).
direção: Marian Fernández - elenco: Eriz Alberdi, Iñaki Urrutia, Charly Urbina, Puri Urretabizkaia, Ana Elordi, Joseba Apaolaza, Aitor Mendizabal, Eider Pikabea, Mikel Díez, Pedro Arnáez, Toni Sánchez, Pilar Guerra, Matxalen de Pedro, Beñat Mendizabal, Andoni Mendizabal.
Ano 1914. O hipódromo de Lasarte anuncia uma corrida com um prêmio nunca visto para o cavalo ganhador. Inscreveram os oitos melhores cavalos e éguas do mundo. Aficionados os maiores apostadores vem de todos os continentes para participar do grande evento: o Grande Prêmio de Meio Milhão.

The twin girls of sunset street
(Animação, fantasia - Espanha, 2010, 13min, 35 mm).
direção: Marc Riba e Anna Solanas.
Unguentos, elixires e emplastros. Enriqueta e Ramoneta atendem suas necessidades com discrição, reserva e gentileza na Rua Sunset, 17A, Barcelona. Produtos não encontrados em drogarias ou farmácias de manipulação.
'The Contract', na sessão Fantasia Sombria 1
The contract
(Fantasia - Croácia, 2011, 15min, Beta SP).
direção: Dario Lonjak - elenco: Robert Roklicer, Ivan Kunej, Lena Politeo.
Empresário, Ante acorda num banco da praça. Vai até o advogado e, se ele concordar em assinar um contrato, vai conseguir ampliar sua companhia de enterros.

O último dia
(Fantasia - Brasil, 2010, 20min, Beta SP).
direção: Elder Fraga - elenco: José Roberto Jardim, Rafael Losso, Julio Machado, Ricardo Gelli, Jennicer Perez, Claudio Savietto e Flavio Guedes.
Um grupo de extermínio faz justiça com as próprias mãos. No submundo de uma grande metrópole, a polícia tenta localizar os culpados pelos assassinatos. No meio de toda essa violência, surgem: um playboy, dois policiais, uma prostituta, um camareiro e Jesus, como morador de rua. Será que existe salvação para o mundo?

20h Habano y cigarrillos
(Fantasia - Argentina, 2009, 78min, MiniDV)
direção: Diego Recalde - elenco: Fernando Miasnik, Diego Recalde, Patricio Franco, Diego Sehinkman, Florencia DA'gostino, Osvaldo Djerejian, Valeria Kamenet, Lucy Czopowicz, Marta Molina, M25, Daniel Ortíz, Facundo Saltarelli, Demetrio López, Gerardo Laffite, Daniel Greco, Pachi Barreiro, Alfredo Rizo, Juan Lepore, Nicolás Fiore, Ignacio Montesinos, Julio Pallero, Juan Carlos Mastrángelo y Martín Pugliese.
Gustavo e Daniel são dois amigos do ensino médio que voltar a se ver depois de muitos anos em uma reunião de graduados. Nem Daniel, nem Gustavo, e o resto de seus colegasse deram bem na vida. Com a exceção de George. A George é o único do curso que está bem. Daniel conta a Gustavo que fez uma descoberta sobre estatística em que vem investigando há anos: que, naturalmente, apenas um vai fazer bem na vida. E ele dá o exemplo não só o que aconteceu no curso, mas o que aconteceu nos cursos de outras escolas. No entanto, esta conclusão é o ponto de partida para uma descoberta ainda maior, o que fará com que saia do fracasso.

Clique aqui para ver a programação completa do evento.

O que é o cinema fantástico?
O cinema fantástico é um termo usado para unir todos os gêneros que tem um pé no real e outro no irreal. Ou seja, horror, ficção científica e fantasia são subgêneros que integram o fantástico.
Com programação dividida em mostras competitivas (curta, longa-metragem, Desafio Mestre dos Gritos), paralelas e atividades de formação, o Cinefantasy visa fomentar a produção do cinema fantástico nacional e a formação de público.
O festival começou em 2006 no litoral de São Paulo, migrou para a capital paulista há três anos e hoje ocupa três salas de cinema. A edição de 2010 teve o reconhecimento do público, crítica e mídia, consolidando o Cinefantasy como o principal festival de gênero no país.
A Mostra Paralela traz retrospectivas, homenagens, exibições temáticas e encontros com diretores. O festival também oferece oficinas, debates e palestras gratuitamente.

Endereços:
Centro Cultural São Paulo  Rua Vergueiro, 1000
Biblioteca Viriato Correa Rua Sena Madureira, 298
Cine Sesc  Rua Augusta, 2075

Nenhum comentário: