4 de nov. de 2011

Cinema Nômade para Crianças, pais e amigos


O ponto de Cultura Movimentos Nômades realiza em São Paulo, entre 19/11 e 3/12, quatro sessões de cinema infantil seguidas de roda de conversa filosófica com as crianças. Os encontros, que acontecem na Oficina Cultural Oswald de Andrade, tem como foco mobilizar os modos de perceber que atravessam e dominam os mundos próprios de cada criança e eventualmente deslocar tendências inoculadas e incorporadas por elas no contato com hábitos de julgar, sentir e pensar do mundo dos adultos, o que acaba por alimentar e cristalizar preconceitos.
• 19/11 Príncipes e Princesas, de Michel Ocelot
• 01/12 Kiriku e a Feitiçeira, de Michel Ocelot
• 02/12 A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki
• 03/12 Meu Vizinho Totoro, de Hayao Miyazaki
Horário: sempre às 16h00
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo - SP (11) 3221-5558 / 3222-2662

Idade recomendada: a classificação indicativa dos filmes é livre. Os encontros são abertos a crianças de todas as idades. Costumam se afetar mais pela roda de conversa, que se realiza após a exibição do filme, crianças que sentem desejo e prazer em narrar ou mesmo de ouvir falar acerca das sensações que experimentam durante a exibição, em suas mentes e corpos. E independentemente da idade e do grau de desenvoltura expressiva, cada um participa e frui da conversa a sua maneira, mais ou menos ativamente, percebendo e se manifestando como pode e gosta.
Entrada Franca
Informações sobre os filmes:• Príncipes e Princesas - Direção Michel Ocelot - França, 1999 - 70 min (evento do dia 19/11, sábado às 16h00)

Sinopse:  Neste criativo filme de silhuetas animadas, uma menina e um menino encenam fantásticas peças de teatro, auxiliados por um velho técnico desempregado. Eles se transformam em herói e heroína de seis contos e viajam para todos os cantos do mundo, indo do passado remoto ao futuro distante. O filme apresenta um universo de elegantes e encantadoras figuras que deslumbram espectadores de todas as idades, mostrando a beleza do Antigo Egito, a poesia da arte japonesa, o romance da Idade Média e os prodígios do ano 3000.

• Kiriku e a Feiticeira - Direção Michel Ocelot - França, 1998 - 71 min (evento do dia 01/12, quinta-feira às 16h00)
Sinopse: Kiriku é menino muito pequenino, nascido em uma aldeia da África Ocidental. O garotinho não alcança nem o joelho de um adulto, mas terá de enfrentar a poderosa e malvada Karabá, feiticeira que secou a fonte d’água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Nessa aventura, o garotinho enfrenta muitos perigos e percorre lugares que somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

• A Viagem de Chihiro - Direção Hayao Miyazaki - Japão, 2001 - 125 min (evento do dia 02/12, sexta-feira às 16h00)
Sinopse: Chihiro, uma menina mimada e medrosa, viaja com seus pais para uma casa nova. A família pega o caminho errado e vai parar na entrada de um misterioso túnel. Eles decidem, então, ver o que há no final da passagem e encontram muitas surpresas...Chihiro terá que salvar seus pais e aprender a superar seus medos e limitações numa fantástica história. (Vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim e do Oscar 2003 de melhor longa-metragem de animação)

• Meu Vizinho Totoro - Direção Hayao Miyazaki - Japão, 1988 - 86 min (evento do dia 03/12, sábado às 16h00)
Sinopse: Quando duas irmãs, Satsuke e Mei, mudam para uma nova casa com o objetivo de ficar mais próximas do hospital onde sua mãe está, descobrem que a floresta ao lado é habitada por criaturas mágicas. Logo, ficam amigos e aí começam suas aventuras com os Totoros.

REALIZAÇÃO: Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura / Escola Nômade de Filosofia
APOIO: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: