24 de out. de 2011

Geraldão, do cartunista Glauco Vilas Boas, vira livro

Organizado e editado por Toninho Mendes, editor e mentor da Circo Editorial, livro reúne todas as histórias do cartunista Glauco publicadas nos dez primeiros números da revista Geraldão e em outras publicações da Circo entre maio de 1987 e dezembro de 1988.


Geraldão – Espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial, além dos prefácios de Toninho Mendes e de Gonçalo Junior, traz um texto do desenhista e editor Franco de Rosa sobre o traço e o desenho de Glauco e ainda uma história exclusiva do cartunista Laerte para a obra.


Considerado um dos mais ousados cartunistas de sua geração, Glauco foi um criador intenso, que durante os trinta anos de publicação na Folha de S.Paulo divertiu seus leitores com seu humor escrachado e irreverente.

Sempre muito econômico nos traços, desenhava com muita objetividade utilizando cenários mínimos. Seus personagens e a maneira de fazer as charges políticas trouxeram leveza e renovação para o humor brasileiro, que passava por um período duro de combate e oposição ao regime militar.

Neste mais recente lançamento do Grupo Almedina Geraldão – Espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial estão reunidas todas as histórias dos personagens de Glauco (Geraldão, Casal Neuras, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Dona Marta e o Chato), editadas nas dez primeiras edições da revista Geraldão em ordem cronológica, além de trazer as dez capas da revista em edição fac-símile, a cores e com algumas das absurdas seções de cartas dos leitores, que muitos acreditavam serem inventadas pelos editores.

Há, ainda, páginas e seções avulsas sobre o comportamento social e político da época: o surgimento da aids, os saques a supermercado, as relações familiares, a inflação e o processo de abertura política, sempre desenhados e tratados com muito humor e ironia. 

O período em que esses gibis foram criados e editados (...) foi também o de meu mais contínuo e intenso convívio com Glauco. Trabalhávamos juntos na redação da Circo Editorial onde ele desenhava as histórias e resolvíamos qual seria o conteúdo da edição.

Já no primeiro número da revista Geraldão  aprofundava-se o comportamento Edipão do Geraldão. Nas edições seguintes viriam o casamento do Casal Neuras, a volta do pai do Geraldão, Doy Jorge, Geraldão no olho da rua, a separação do Casal Neuras, Geraldão prefeitão e, na décima e última edição dessa fase, o Geraldão sem pai nem mãe, relata Toninho Mendes.

Para o jornalista e historiador Gonçalo Junior, que escreveu uma das apresentações, Glauco tinha a sensibilidade de um psicanalista, seus personagens nada mais eram que figuras comuns do nosso cotidiano, com suas loucuras, taras, manias.

Glauco era todos os seus personagens e também representava nos quadrinhos as angústias, medos e inseguranças ou noias de seus leitores. Era seu analista, seu terapeuta, seu psicanalista, seu psicólogo, seu psiquiatra, enfim.

Daqueles que funcionavam porque tocava todos com suas tiradas cheias de carinhos violentos, quase sadomasoquistas, como tratamento de choque – e que sempre acabavam com um ferro de passar atirado na cabeça de alguém. Nas entrelinhas, Glauco queria dizer: não esquenta, todos nós somos mesmo neuróticos e malucos e se fosse diferente, a vida não teria graça.



Biografia
Glauco Vilas Boas nasceu em Jandaia do Sul, no Paraná, em 10 de marco de 1957. Começou sua carreira nos anos 1970, em Ribeirão Preto. Em 1976, foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o que o projetou para a grande imprensa. Começou a publicar na Folha de S.Paulo em 1977 desenhando charges políticas e tiras diárias onde, entre outros, nasceram os personagens, Geraldão, Casal Neuras, Zé do Apocalipse. A revista Geraldão editada pela Circo Editorial  que era distribuída em bancas de todo o país tornou o trabalho de Glauco conhecido nacionalmente. Glauco morreu no dia 12 de março de 2010, em Osasco, São Paulo.
Geraldão – Espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial

Editora e distribuição: Almedina Brasil
Titulo: Glauco - Geraldão espocando a cilibina! Nos gibis da Circo Editorial
Autor: Glauco
Organização e edição: Toninho Mendes
Edição: 1ª edição, 2011
Formato: 20,5 cm x 27,5 cm
Número de páginas: 304
Especificações: offset 90 g/m²,  capa dura 4 x 4 cores
Peso: 900 g
ISBN: 978-85-63182-11-1
EAN: 9788563182111
Área: Artes, Quadrinhos
Preço: R$ 77,00
Tiragem: 5.000 exemplares

Evento de Lançamento:
Quando: 10 de novembro de 2011 – 18h30
Onde: Livraria da Vila – Rua Fradrique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo.
Informações: 55 11 3814-5811

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: