19 de out. de 2011

Dia do Livro: São Paulo reúne grandes bibliotecas e livrarias que mesclam imaginação e memórias


Livros compõem a extensão da imaginação e da memória, expressões de pensamentos individuais e coletivos. E, assim, para comemorar a importância dessa fonte de acesso à informação, dia 29 de outubro é o Dia do Livro e São Paulo está recheada de livrarias e bibliotecas dos mais variados estilos para não deixar a data passar em branco.

Criada para incentivar o gosto pela leitura, a Secretaria de Estado da Cultura inaugurou a Biblioteca de São Paulo, que integra diferentes mídias em busca da aproximação da literatura com outras expressões artísticas, como games, televisão e internet. Com oficinas para adultos e crianças, a biblioteca oferece ainda empréstimo domiciliar de livros, espaços para ouvir música, assistir filmes e brincar com jogos eletrônicos, e áreas de convivência.

Já a Biblioteca Mário de Andrade é a mais conhecida da cidade. Localizada no centro, é a segunda maior do país, com mais de 3 milhões de itens como livros, mapas, periódicos e materiais audiovisuais. Moldado com programações culturais e gratuitas, como encontros com escritores, saraus e teatros, o espaço fora recentemente reformado, com diversas salas de leitura, sala de convivência e auditório.

O conjunto de bibliotecas é um dos grandes destaques do Centro Cultural São Paulo, que reúne mais de 50 mil obras em acesso direto às estantes. O local abriga também a gibiteca Henfil, com quadrinhos, periódicos e livros sobre HQ; a Sala de Literatura Infanto-Juvenil, que se dedica, também, a contações de histórias; a Biblioteca Louis Braille, com clássicos da língua portuguesa, livros didáticos e obras infanto-juvenis para serem vistas com “outros olhos”; e a Discoteca Municipal, com milhares de discos e partituras disponíveis ao público, que podem se instalar em umas das 30 poltronas com fones.

Com um enorme esqueleto de dragão pendurado no teto, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional é grande referência cultural entre os paulistanos. A livraria se divide entre a loja principal, que ocupa três andares, a loja de arte e pequenas lojas exclusivas de certas editorias. Na loja principal, há locais para crianças brincarem com os livros, espaços para adultos relaxarem em almofadas, uma revistaria com exemplares importados e, para agilizar o atendimento, os caixas se organizam em formato circular.

Com cursos, atividades e lançamentos de livros, a Livraria da Vila oferece auditório, espaço para leitura de exemplares e pockets shows aos finais de semana. Para crianças que querem folhear livros coloridos e participar de atividades, a Livraria Nove.

Sete é o espaço ideal para os pequenos leitores: o endereço com bonecos de papel machê e móbiles é dedicado à literatura infanto-juvenil com mais de 6 500 títulos divididos em 15 seções, como poesia, contos de fada, quadrinhos, culinária infantil, Monteiro Lobato, mitos, entre outras, e conta com um galpão aos fundos para contações de histórias e atividades.

Àqueles que buscam um saboroso café enquanto se deliciam na leitura, o Capítulo 4 mescla cafeteria com uma típica livraria localizada na entrada de uma vila do Itaim, onde mesinhas de café ficam bem próximas das prateleiras, deixando com que os visitantes possam folhear um dos 5 mil títulos enquanto comem cookies de chocolate e tartellete de maçã com canela.


Serviços

Biblioteca de São Paulo
End.: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h
Tel.: 2089-0800
Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.b

Biblioteca Mário de Andrade
End.: Rua da Consolação, 94 - Centro (próximo às estações República e Anhangabaú de metrô)
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 20h30; sábados, das 10h às 17h
Tel.: (11) 3256-5270
Site: www.prefeitura.sp.gov.br/mariodeandrade

Centro Cultural São Paulo
End.: Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Tel.: (11) 3397-4002
Site: www.centrocultural.sp.gov.br

Livraria Cultura do Conjunto Nacional
End.: Avenida Paulista, 2073 – Jardim (próximo à estação Consolação de metrô)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Tel.: (11) 3170-4033
Site: www.livrariacultura.com.br

Livraria da Vila
End.: Alameda Lorena, 1.731 – Itaim Bibi (confira mais cinco endereços da Livraria Lorena no site)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 23h; domingo, das 11h às 20h
Tel.: (11) 3062-1063
Site: www.livrariadavila.com.br

Livraria Nove.Sete
End.: Rua França Pinto, 97 – Vila Mariana
Horário de Funcionamento:
Tel.: (11) 5573-6267
Site: http://livrarianovesete.wordpress.com

Capítulo 4
End.: Rua Tabapuã, 830 – Itaim Bibi
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado, das 9h30 às 20h
Tel.: (11) 2737-2037
Site: www.capitulo4.com.br
Fonte: SPturis

Nenhum comentário: