28 de out. de 2011

30 irresistíveis receitas de conservas "Compotas & Chutneys"

Lançamento da Larousse traz ideias para ajudar no preparo e na conservação.

As longas horas de trabalho na cozinha para fazer compotas faz lembrar a casa das avós, ou parte de um passado distante, mas a francesa Valérie Lhomme em seu livro Compotas & Chutneys, que chega ao Brasil pela Editora Larousse, apresenta 30 receitas dessas iguarias em versões mais rápidas e com diferentes ingredientes e combinações.

Tradicionalmente, as compotas são conservas de frutas ou vegetais cortados aos pedaços cozidos com açúcar e algum líquido, como água ou suco de frutas. As compotas são usadas em sobremesas, como recheio e cobertura de bolos, com iogurte, sorvete ou até mesmo em alguns pratos salgados. Já o chutney é um condimento de origem indiana e tem características semelhantes as das compotas, porém com algumas variações.

Possui açúcar, frutas e/ou vegetais, mas também pode conter sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. Tem em sua base traços agridoces e picantes. Em algumas receitas não é cozido, sendo preparado momentos antes do consumo com ingredientes locais e disponíveis. Normalmente acompanha pratos salgados como carnes e saladas.

Em Compotas & Chutneys, as receitas são divididas de acordo com as quatro estações do ano, combinando os ingredientes característicos de cada época do ano, como a “Compota de nozes com mel” na seção do outono e “Chutney de damascos secos” no inverno. O livro ainda traz opções tradicionais, como o famoso “Doce de leite” e outras mais exóticas como a “Compota de pétalas de rosa de Alain Alexanian” cujo segredo foi cedido gentilmente pelo chef armênio.

Artista gráfica de formação, Valérie é também responsável pelas fotografias que ilustram as receitas. Escreve e organiza livros deculinária e também trabalha como estilista de alimentos (profissional responsável por compor as fotografias de alimentos em livros e revistas de culinária e na publicidade). Colabora regularmente para as revistas francesas: ELLE à TABLE, SAVEURS, MARIE-CLAIRE IDÉES, JASMIN, LE POINT ET ELLE.

Serviços
Compotas & Chutneys
Autora e fotógrafa: Valérie Lhomme
Tradução: Suzete Casellato
Número de páginas: 64
Preço Sugerido: R$ 34,80
Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: