24 de ago de 2011

Museu Belas Artes de SP expõe os 30 anos do SBT


Exposição cenográfica e multimídia apresenta trajetória de grandes ícones da emissora, como o Programa Silvio Santos, em 7 ambientes .



O Museu Belas Artes de São Paulo apresentará a partir do dia 24/8 a trajetória de uma das maiores emissoras de televisão do país, por onde passaram e se encontram grandes ícones da TV brasileira: o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, que comemora 30 anos no mês de agosto, e tem um espaço importante na história da nossa televisão.

Organizada pelo SBT e pelo muBA, a exposição cenográfica e multimídia é dividida em 7 ambientes - Dramaturgia, Jornalismo, Programas de auditório, Shows, Humor e Realities, Infantis e Institucional - que apresentam a trajetória da emissora paulista fundada em 1981 por meio de programas de TV, documentos, objetos, cenários e fotografias.

“Para o Museu Belas Artes, que tem a área de Comunicação como uma de suas linhas de atuação, é um desafio a apresentação de elementos que compõem os bastidores de uma emissora de televisão, que no mais têm suas sobrevivências asseguradas por meios audiovisuais, hoje em formato digital, mas que ainda se constituem como uma grande questão à preservação até então assegurada pelos métodos tradicionais da museologia” afirma William Keri, curador do Museu Belas Artes de São Paulo.

A curadoria da exposição é de Levy Fioriti, pesquisador que estuda a história de Silvio Santos e a trajetória da emissora há mais de dez anos.

Organização: Museu Belas Artes de São Paulo - muBA
Sistema Brasileiro de Televisão – SBT 

EXPOSIÇÃO SBT 30 ANOS
Abertura da mostra: 24/08 às 20h (somente para convidados)
Local: Museu Belas Artes de São Paulo – muBA - Sede
Edifício Carlos Alberto Gomes Cardim – piso térreo
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76 – Vila Mariana – São Paulo - SP
Visitação: de 25/8 a 29/10 – segunda à sexta das 9h às 21h, sábados das 9h às 16h e fechado aos domingos e feriados.
Entrada gratuita

Sobre o SBT

Em 19/08/81 nascia o Sistema Brasileiro de Televisão, SBT, às 10 horas da manhã, com o intuito de trazer mais alegria, informação e emoção à casa de todos os brasileiros. O SBT tornava-se a segunda maior rede de TV no Brasil, com a filiação de emissoras da extinta Rede Tupi e sua emissora embrionária, a TVS do Rio de Janeiro.

Marcando a vida dos milhões de telespectadores que assistem diariamente a programação, o SBT trouxe ao público os maiores sucessos da televisão brasileira como Silvio Santos, Raul Gil, Hebe Camargo, Flavio Cavalcante, Jota Silvestre, Silvia Poppovic, Lilian Witte Fibe, Ratinho, Jô Soares, Otavio Mesquita, Serginho Groismann, Simony, Sérgio Chapelin, Carlos Nascimento, Hermano Henning, entre outros.

Também foi no SBT que muitos artistas nasceram para brilhar: Gugu Liberato, Mara Maravilha, Eliana, Celso Portiolli, Sergio Mallandro, Christina Rocha, Luis Ricardo, Magdalena Bonfiglioli, Mariana Ximenes, Jackeline Petcovic, Mariane, Boris Casoy, Ana Paula Arosio, Priscila Alcantara, Maísa Silva, Yudi Tamashiro, entre outros.

O SBT tem sua sede localizada na Via Anhanguera, com mais de 62 mil m2 em modernas instalações e estúdios que produzem conteúdos diversos simultaneamente. www.sbt.com.br

Sobre o muBA: 

O muBA – Museu Belas Artes de São Paulo está localizado na Vila Mariana, em uma região repleta de instituições de ensino, como o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e grandes museus e instituições de arte. A apenas 5 minutos do metrô Vila Mariana, tem infraestrutura adequada para receber grandes exposições, sempre abertas ao público. Tanto o muBA quanto o Centro universitário Belas Artes de São Paulo têm a mesma entidade mantenedora, a FEBASP Associação Civil.

O objetivo do museu é documentar o desenvolvimento das Artes, da Comunicação, da Arquitetura e do Design por meio da organização de mostras voltadas à arte contemporânea e de caráter histórico e às atividades culturais, bem como viabilizar o contato do público com a arte ,além de organizar, conservar e expor a memória da instituição.

Concebido também como um museu universitário, o muBA encontra na pesquisa um de seus grandes compromissos, envolvendo alunos, professores e pesquisadores e se reafirma como difusor de produção cultural, acadêmica e científica. www.muba.com.br / www.belasartes.br

Nenhum comentário: