27 de jul. de 2011

Escritores falam de sua paixão pelos livros a estudantes de Osasco

Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco (SP) em parceria com o Instituto Ciência Hoje contagia 14 mil alunos da rede municipal em uma proposta de estímulo à leitura e letramento, o “Literatura: Arte em palavras - Seduzindo corações e mentes”. Desde abril, professores locais têm recebido orientação sobre como executar essa proposta em sala de aula, apoiados no trabalho com 152 títulos infantojuvenis e encontros com grandes escritores. Entre os dias 2 e 4 de agosto é a vez de Sérgio Capparelli e Fanny Abramovich visitarem as escolas para um bate-papo informal com as crianças e docentes sobre suas obras (ver agenda ao final do texto).

O projeto vai disponibilizar 23 mil exemplares dos livros envolvidos para os estudantes das 55 escolas municipais de Osasco. Além destes autores, outros 34 renomados autores brasileiros deverão participar da série de encontros com as crianças. Depois de debater criticamente as obras e conversar com os autores, os alunos criarão materiais que serão compartilhados com toda a comunidade de Osasco no desfile de encerramento, realizado em 7 de setembro, com público aproximado de 50 mil pessoas. “Um legado que certamente mudará a forma como estudantes e professores lidam com o livro e a leitura”, ressalta a secretária de Educação, professora Mazé Favarão.

Caminho a percorrer - Os títulos selecionados para o projeto foram divididos em 13 grandes temas, cada um com quatro subtemas a serem trabalhados pelos estudantes e professores. “Cada grupo irá abordar questões ligadas aos principais gêneros literários, como literatura oral, romance, mitos e lendas, teatro, entre outros”, detalha a curadora do projeto, Cecília Reggiani Lopes, responsável pela seleção dos 152 títulos e dos palestrantes. A produção dos alunos com a orientação dos professores treinados e o suporte da coordenação pedagógica do projeto irá compor, a cada tema trabalhado, a atração de uma ala do desfile de fechamento. María del Carmen Chude, diretora pedagógica da iniciativa, também acredita ser definitiva a marca deixada por este projeto. “Os encontros com os autores e os trabalhos em sala de aula sem dúvida vão instigar, provocar e estimular os alunos”, afirma.


Agenda:

02/ago | 10h00  1) Sérgio Capparelli
 EMEF. Oneide Bortolote

13h40  2)  Sérgio Capparelli
 CEU Dr. Zilda Arns

03/ago | 10h00  1) Sérgio Capparelli
 EMEF. Padre José Grossi

13h40  2)  Sérgio Capparelli
 EMEF. Monsenhor Elídio Mantovani

03/ago | 10h00  3) Fanny Abramovich
 EMEIEF Elio Aparecido da Silva

13h40  4) Fanny Abramovich
 EMEF. Prof. João Larizzatti

04/ago | 10h00  1) Sérgio Capparelli
 EMEF. Anézio Cabral

13h40  2)  Sérgio Capparelli
 EMEF. Olavo Antonio Barbosa Spínola

04/08 | 13h40  3) Fanny Abramovich
 EMEF. Oscar Pennacino

CONFIRA VERSÃO COM TODOS OS ENCONTROS

Nenhum comentário: