27 de set. de 2011

Circo, teatro e oficinas socioambientais são destaques do Toyota Trilhas da Natureza

No dia 8 de outubro (sábado), a Fundação Toyota do Brasil, com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura por meio do projeto Artes para Todos, da Toyota do Brasil e do Banco Toyota, leva ao Paço Municipal da Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) o Toyota Trilhas da Natureza, das 9h às 22h, com entrada gratuita.

A iniciativa tem como objetivo oferecer cultura e lazer para a comunidade e conscientizar a população sobre as questões socioambientais. A estimativa é superar a marca de 35 mil pessoas, sendo mais de 10 mil crianças, participando das oficinas e jogos socioambientais, acompanhando as peças de teatro infantil, espetáculo circense, exposição “Talento e Artes das Comunidades” e as atrações musicais. As crianças que participarem das oficinas e jogos receberão fichas para preencher e concorrer a prêmios que serão sorteados durante o dia.

Circo e Teatro infantil no Trilhas 

A companhia paulista Circo do Asfalto traz atividades circenses que aborda a preservação da natureza e reutilização de recursos. Com direção de Douglas Marinho, uma família circense, formada por pai, mãe e um filho de 10 meses, viaja mundo afora passando uma mensagem de sustentabilidade em cada cidade visitada.  A encenação contará com bicicletas e atores em figurinos de palhaço.

A peça Os gnomos de Gnu, do grupo Ateliê de Teatro (SP), mostrará um Explorador Galáctico que descobre um planeta chamado Gnu, onde um Gnu (um extraterrestre bem diferente) é o único morador. O Explorador e o Gnu são os personagens desse espetáculo que tem como tema principal a preservação ambiental. A direção é de Marcelo Cunha.

Descritivo das oficinas socioambientais

Todas as oficinas são realizadas pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Plante em casa: as oficinas ensinam sobre o plantio de mudas de pequeno e médio porte, adequadas para o espaço urbano. O público terá acesso a técnicas de plantio de diversas espécies arbóreas nativas (frutíferas e ornamentais) e semeadura de hortaliças. Também poderão acompanhar demonstrações de como transformar materiais como folhas, restos de corte de grama, cinzas e casca de ovos em compostos orgânicos.

Sentidos da Mata: proporciona o resgate do ambiente da floresta, neste caso a Mata Atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, os relevos, as texturas, os odores e os sons reproduzirão o ambiente. Cada participante terá os olhos vendados e será guiado por um monitor previamente capacitado.

Diversão ambiental: conhecimento e curiosidades sobre espécies nativas e exóticas da Mata Atlântica e jogos interativos com diferentes temáticas sobre o meio ambiente. São eles:

a) Jogo da Biodiversidade: adaptação do jogo das cadeiras para explicar a importância de cada animal na cadeia alimentar e no equilíbrio ecológico;

b) Fogo na Mata: adaptação da brincadeira “pega pega” para sensibilizar sobre a questão das queimadas e suas consequências para a degradação da Mata Atlântica;

c) Morcego e Mariposa: popularmente conhecida como “gata cega”, a atividade pretende estimular o aprendizado da fauna através do morcego, desmitificando-o e vivenciando uma situação cotidiana deste animal, além de estimular a coordenação e utilização dos sentidos;

d) Bichos na Floresta: por meio de mímicas, as crianças devem imitar um determinado bicho da floresta, enquanto as demais devem descobrir que bicho é esse. A brincadeira estimula o aprendizado da fauna brasileira por meio da socialização e da dramatização.

Minhocário: nessa oficina um minhocário real será apresentado e mostrará na prática como é possível obter adubo natural através de sobras de alimentos, diminuindo a quantidade de lixo depositado desnecessariamente na natureza. Ano Internacional das Florestas: conhecer a importância das florestas e a sua relação com temas como a água potável, mudanças climáticas e aquecimento global. Passeio na Floresta: trilha para observação e identificação de espécies vegetais e animais dentro do parque e atividades de sensibilização para a importância de se preservar as matas.

Orquestra

A orquestra faz a abertura das apresentações musicais do Toyota Trilhas da Natureza. “Samba de Verão”, de Caetano Veloso é uma das músicas presentes no repertório da orquestra que terá 36 representantes.  Após o concerto, a instituição receberá uma doação de instrumentos da Fundação Toyota do Brasil.

Toyota Trilhas da Natureza

Essa será a oitava edição do Toyota Trilhas da Natureza e pela segunda vez será realizado em São Bernardo do Campo. Guaíba (RS) e Indaiatuba (SP) são cidades que também já receberam o projeto em 2011.

No Toyota Trilhas da Natureza é realizada a neutralização de emissões de carbono (CO2). Isto significa que em todas as etapas de produção, montagem e realização do evento - por exemplo, o consumo do combustível usado nos veículos que transportam os equipamentos ou a energia consumida pelas oficinas ambientais e atrações musicais – as emissões de carbono são mensuradas e, ao final das atividades, calcula-se a quantidade de árvores que deverão ser plantadas para que, ao longo de suas vidas, compensem as emissões de CO2 geradas no evento.

O Toyota Trilhas da Natureza é um evento ao ar livre e tem entrada franca. O local possui praça de alimentação, acesso para portadores de necessidades especiais, banheiro químico, bombeiros, posto médico de apoio e ambulância.

Programação

HORÁRIO/ATIVIDADES

9h00 às 17h30
Oficinas e Jogos Socioambientais

9h20 às 9h40
Teatro Infantil com temas socioambientais

10h00 às 10h20
Apresentação Circo do Asfalto

11h00 às 11h20
Apresentação Orquestra

12h00 às 12h20
Sorteio de Prêmios

12h30 às 12h50
Apresentação Orquestra

14h00 às 14h20
Apresentação Circo do Asfalto

16h10 às 16h30
Sorteio de Prêmios

16h40 às 17h00
Teatro Infantil com temas socioambientais

17h30
Encerramento das Oficinas e Jogos Socioambientais

18h00 às 18h20
Sorteio e Prêmios

18h30 às 19h15
Apresentação de banda e grupo de música instrumental locais

19h30 às 20h10
Apresentação Dominguinhos

20h30
Show do Os Paralamas do Sucesso

TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA
Data: 08 de outubro de 2011 - sábado - ENTRADA FRANCA
Horário: das 9h às 22h
Local: Paço Municipal de São Bernardo do Campo – SP

Nenhum comentário: