A edição é composta por ampla iconografia que inclui gravuras e pinturas representativas de cada período e uma narrativa que navega pelas necessidades logísticas de cada ambiente histórico do país e os movimentos que elas suscitaram. Deve-se destacar que o termo “logística” tem origem recente e que, no contexto histórico, essa ciência ainda não existia como tal, sendo as atividades desenvolvidas em resposta às necessidades que surgiam.
Dividido em quatro capítulos, o livro aborda os duzentos anos do ciclo extrativo do pau-brasil, coletado em penosas condições nas matas vizinhas aos núcleos populacionais; seguindo-se outros duzentos anos do ciclo do açúcar, que agregava avanços gerenciais, mas igualmente o infamante trabalho escravo e os conflitos com nações invasoras; para chegar aos ciclos do café, da borracha e da mineração de ouro e pedras preciosas.
A cada ciclo e a cada produto estão associados recursos e demandas diferenciados, A obra também trata a expansão dos sistemas de transporte, a construção das estradas de ferro e de rodagem, os investimentos portuários e chega aos tempos modernos com o desenvolvimento industrial e, atualmente, com a expansão do agronegócio no centro oeste e das fontes de energia, entre outros.
“Estamos diante de um compêndio ilustrativo de nossa formação econômica e nosso desenvolvimento histórico, vistos pela ótica da logística, que trata, justamente, da formação de excedentes, seu armazenamento, seu transporte e sua distribuição, cada vez mais em escala planetária. O leitor não deve esperar um diagnóstico dos problemas atuais, conhecidos como custo-brasil, mas sim um agradável e instrutivo overview das raízes históricas do nosso desenvolvimento e dos desafios resultantes”, escreve no prefácio o professor Nelio Pizzolato, Diretor do Departamento de Engenharia Industrial da PUC RIO, membro do grupo de pesquisa Transporte e Logística.
Serviço
Logística - Uma História dos Caminhos Brasileiros
(Andrea Jakobsson Estúdio Editorial, 200p, R$ 97)
Angela Moreira Domingues da Silva
Autor convidado: Cezar Teixeira Honorato
Prefácio: Professor Nelio Pizzolato
Clique aqui para mais informações.
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário