"A Árvore da Vida": melhor filme estrangeiro de 2011 |
· Melhor Longa Estrangeiro: A Árvore da Vida (The Tree of Life), de Terrence Malick.
· Melhor Longa Brasileiro: Transeunte, de Eryk Rocha.
· Melhor Curta Brasileiro: Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira.
Fundada em julho do ano passado, esta é a primeira vez que a Abraccine anuncia a escolha dos melhores filmes do ano. Trata-se de uma premiação jovem, mas que já nasce com importância e representatividade nacional: “A votação para o Prêmio Abraccine mobilizou, dos seus 80 associados, 53 críticos de cinema vindos de 10 estados brasileiros, que representaram todas as regiões do País”, afirma Luiz Zanin Oricchio, presidente da entidade. “E entre os eleitores estão críticos atuantes nos principais veículos brasileiros, seja na mídia impressa como nos veículos eletrônicos e virtuais”, diz Zanin.
Diferente da maioria das premiações, o Prêmio Abraccine não é feito somente através da simples soma aritmética de votos. Os vencedores foram definidos após longo processo de discussão interna entre os associados, com votação em dois turnos quando a maioria absoluta não foi alcançada no primeiro escrutínio.
“Assim, os filmes premiados espelham a filosofia central da entidade: alta qualificação profissional dos sócios, respeito à diversidade regional do País, democracia interna e recusa de bairrismos”, conclui Zanin.
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário