15 de jun. de 2011

Governo do Estado abre novo processo seletivo da SP Escola de Teatro

O Governo de São Paulo abre novo processo seletivo para a SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, para preenchimento de vagas nos cursos de Direção, Dramaturgia, Técnicas de Palco e Iluminação. O edital já está disponível no site da SP Escola de Teatro (www.spescoladeteatro.org.br). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na secretaria da Escola, entre 27 de junho e 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30.


Foto: Adalberto Lima | SP Escola de Teatro

No total, são oferecidas 18 vagas. Para o período matutino, há quatro vagas para o curso de Direção, um para Dramaturgia, cinco para Técnicas de Palco e uma para Iluminação. E para o período vespertino, há quatro vagas para o curso de Dramaturgia e três para Iluminação.

O processo seletivo, que se inicia no dia 16 de julho, é composto por duas fases: a 1ª fase, eliminatória, é composta por redação e provas objetivas; e a 2ª fase, eliminatória e classificatória, é formada por provas específicas. Os aprovados realizam a matrícula de 6 a 8 de agosto na secretaria da Escola. As aulas iniciam em 9 de agosto.

O horário das aulas do período matutino será das 9h às 13h, de terça a sexta-feira; já do período vespertino, das 14h30 às 18h30, também de terça a sexta-feira. Aos sábados, o curso será realizado das 9h às 18h, com pausa de 1h30.

Os cursos de Direção, Dramaturgia, Técnicas de Palco e Iluminação são gratuitos e têm duração de dois anos. Para participar do processo seletivo da SP Escola de Teatro, o candidato deve ter no mínimo 18 anos até a data de início do curso, além do Ensino Médio completo.

Os cursos

Direção: o curso pretende formar novos encenadores com visão crítica e ampla sobre a sociedade e o fazer teatral, unindo as atividades práticas à formação teórica. Outro fator importante é a sintonia de seus aprendizes com a prática dos demais cursos da Escola, bem como a abordagem de possibilidades de linguagens e suportes diversos, como intervenções urbanas, formas animadas, palco italiano e teatro de rua.

Dramaturgia: uma das principais propostas do curso é desenvolver outros modos de produção textual, como a criação coletiva e os processos colaborativos. As aulas equilibram teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação para outras mídias, como o rádio, a televisão e a internet.

Técnicas de Palco: o curso tem o objetivo de capacitar profissionais que queiram trabalhar como cenotécnicos, aderecistas, maquinistas e diretores de cena. As aulas proporcionam ao aprendiz uma ampla visão dos elementos que compõem um espetáculo, não se restringindo somente à parte instrumental de sua área.

Iluminação: o curso pretende formar criadores autônomos, investigativos, críticos e que entendam o significado do trabalho em equipe. Um dos pilares é unir a tecnologia e o artesanal, ressaltando a criatividade do aprendiz e dialogando com áreas importantes, como artes visuais, cinema e música. Ênfase no experimento para educar o olhar do artista da luz.

Serviço:

SP Escola de Teatro
Local: Av. Rangel Pestana, 2401 - Brás
Tel.: 2292-7988 / 2292-8143
Site: www.spescoladeteatro.org.br

Fonte: Secretaria da Cultura




Nenhum comentário: