11 de mai de 2011

ZONA LESTE SP | "Sexta do Improviso" com jazz cubano de Yaniel Matos Trio

A Faculdade Cantareira promove o projeto "Sexta do Improviso", com a apresentação do grupo de jazz Yaniel Matos Trio. O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 13, às 12h30, no Estúdio da Faculdade Cantareira, no bairro do Belém, em São Paulo. O grupo é formado pelo jazzista cubano Yaniel Matos (piano), Sidiel Vieira (baixo) e pelo baterista norte-americano Bob Wyatt, idealizador do projeto e coordenador de Prática de Conjunto da Faculdade Cantareira.

O projeto Sexta do Improviso é formado por músicos profissionais e alunos do curso Superior de Música da Faculdade Cantareira e dedica toda segunda sexta-feira de cada mês para grupos consagrados que seguem a tradição dos grandes improvisadores de jazz e da MPB instrumentral.

O Estúdio Cantareira oferece condições para o atendimento e gravação externa dos mais variados gêneros musicais, do popular ao erudito. O espaço é composto por com tratamento acústico e isolamento sonoro, piano de cauda, microfones para qualquer tipo de captação e equipamentos de alto padrão. O espaço abriga 250m² que inclui recepção, administração, almoxarifado, sala de pré-produção, produção, técnica e gravação.

Entre os artistas que utilizaram o Estúdio estão: Aquiles Priester, Quaternaglia, Alessandro Penezzi, Luizinho 7 Cordas, Djalma Lima, Michel Leme, Quarteto de Cordas Camargo Guarnieri, Orquestra Histórica do Brasil, Camilo Carrara, Agnaldo Rayol, Mário Zan e Chico Pinheiro, Escola de Samba X-9, Elisa Fukuda, Camerata Fukuda, Inezita Barroso, entre outros.

Anote!
Evento: Sexta do Improviso com Yaniel Matos Trio
Data: 13 de maio (sexta-feira)
Horário: 12h30
Local: Estúdio Cantareira
Endereço: Faculdade Cantareira - Rua Marcos Arruda, 729, bairro do Belém - São Paulo
Faculdade Cantareira

Sobre Yaniel Matos
Formado em composição pelo Instituto Superior de Arte, em Havana, Yaniel Matos estudou com Winton Marsalis e Anthony Hard. Foi pianista e arranjador de algumas das melhores bandas de música cubana contemporânea, como Isaac Delgado, Chucho Valdes, Orlando Valles Maraca. Residente no Brasil, desde 2000, Matos atuou ao lado de nomes consagrados da música brasileira, como Carlinhos Brown, Angra, Timbalada, Heartbreak, Jane Brunnett, Lenine, Los Jubilados, Antonio Pinto, Rosário Flores, entre outros.

Atualmente, Matos toca com Kiko Loureiro, no "Cuba Jazz Plus", quinteto de jazz contemporâneo formado pelos jazzistas cubanos: Yosvany Terry (sax), Dafnis Prieto (bateria), Yunior Terry (baixo) e Julio Padron (trompete). Yaniel Matos acaba de gravar seu primeiro disco solo "En Movimiento" com um sexteto formado por grandes músicos paulistanos, como Cuca Teixeira.

Nenhum comentário: